Secretário Valdir Zanella é convidado pelo Legislativo para falar da saúde do município

O Secretário de Saúde Valdir Zanella, participou nesta semana de um encontro promovido pelos vereadores para aproximar o Legislativo das atividades das secretarias. O encontro com os gestores é uma sugestão do Legislativo, que tem por objetivo, interagir de forma mais direta com intuito de conhecer as atividades desenvolvidas para relatar a população quando forem questionados sobre algum assunto referente a cada setor. Bem como, auxiliar o setor público com sugestões para beneficiar cada vez mais o atendimento aos munícipes.

Zanella fez um relato das atividades, atendimentos e apresentou valores adquiridos e gastos pela secretaria de Saúde. Numa explanação clara e abrangente, o gestor falou de todos os serviços prestados pela secretaria e das mudanças recentes que resultaram em melhorias no atendimento. “Temos consciência de algumas deficiências no atendimento e tenham certeza que nosso objetivo é melhorar a cada dia. Porém algumas situações não estão ao nosso alcance”, explica.

Zanella comenta que o governo do Estado não tem cumprido com algumas de suas obrigações, principalmente no que diz respeito ao repasse de medicamentos e exames, no qual o município precisa arcar com essa despesa, onde não se pode deixar o paciente sem medicação. Mesmo com o desafio que é estar à frente de um dos setores mais complexos de qualquer administração, Valdir Zanella diz estar muito satisfeito. “Em 30 anos de vida pública, eu recebi obrigado das pessoas agora, na minha atuação na saúde. É muito gratificante esse contato com as pessoas e mesmo sendo limitado elas reconhecem que nós fazemos o possível para ajudar a cada um”, relata.

Zanella explanou dados da secretaria por cerca de uma hora e trinta minutos. Não houve questionamento por parte dos vereadores quanto ao atendimento. Pelo contrário, os vereadores elogiaram o andamento do setor principalmente as recentes mudanças na questão da contratação das especialidades, agendamento de consultas e amplo serviço de exames e cirurgias. O secretário recebeu o agradecimento da presidente da mesa, Marineide Pilatti,  em nome de todos os vereadores. “ Além de agradecer a presença, queremos também agradecer a administração que tem atendido muitos dos pedidos dos vereadores e no setor da saúde um dos pedidos sugeridos por essa casa, vindo da população, foi a de consultas de especialidades e hoje isso é uma realidade. Me deixa feliz também a ausência de questionamentos por parte dos colegas, isso demonstra que o setor de saúde esta desempenhando seu trabalho e certamente os munícipes tem esse respaldo,” conclui.

Acompanhe alguns dos serviços prestados pelo setor de Saúde relatados durante o encontro:

– Convênio de R$156.200,00 com a Beneficiência Camiliana do Sul, para atendimento do hospital São Camilo com consultas médicas e plantão presencial 24 horas, internações e exames mensais. ( 210 raio X  – 80 ultra-sonos) além de 30 consultas de pediatria e outras 30 de ginecologia.

– O município firmou nos últimos dias, um convênio com o Hospital São Francisco para realização de utra sons. Atualmente 270 pessoas aguardam para fazer o exame e a parceria entre o município e o hospital tem por objetivo zerar a fila de espera.

– Além das consultas da unidade de saúde, com três profissionais médicos e atendimentos semanais a domicílio, o município oferece por mês 120 consultas de especialidades nas áreas de psiquiatria, ginecologia, pediatria e cardiologia. Para consultas de coração, Ipumirim possui convênio direto com o hospital São Paulo de Xanxerê que é referencia em atendimentos na área de cardiologia.

– Diminuição na espera com a implantação de consultas agendadas e inclusão de atendimento no horário das 11:00 ás 13:00

– Convênio mensal de R$13000,00 para exames básicos. Exames gratuitos de raio X, ultra-sonos, endoscopia, ressonância, exames dermatológicos, eletrocardiograma, preventivos, mamografia e teste de PSA, neste o município obteve recorde na campanha do ano passado com 900 exames.

– Implantação do CAPS – Centro de apoio psicossocial com acolhimento aos pacientes e acompanhamento profissional custeado pelos municípios de Ipumirim, Lindóia do Sul e Arabutã no valor total de R$ 40,000,00.

– Para ampliar a qualidade do atendimento na área de consultas, o município está buscando um profissional médico para fazer a regulação dos pacientes. Essa opção permite o profissional avaliar cada caso para priorizar os atendimentos dependendo da situação do paciente.