UFSC realiza apresentação de robótica para alunos

Alunos de diferentes cursos de UFSC, unidade de Araranguá, estiveram em Ipumirim nesta semana fazendo um demonstrativo do aprendizado nos cursos de mecânica e eletrônica com robôs criados pelos próprios acadêmicos. O objetivo da equipe é desenvolver e apresentar essa tecnologia para a sociedade, a fim de incentivar jovens a ingressarem na universidade pública e despertar o interesse na área tecnológica.

A vinda para Ipumirim, vem de encontro a participação da equipe na XV Winter Challenge,uma competição anual de robôs que neste ano teve Concórdia como sede do evento. A competição é reconhecida como o maior evento de combate de robôs da América e aconteceu durante os dias 13, 14 e 15, no centro de eventos em Concórdia.

Alef Cerutti é o capitão da equipe. O Ipumirinense ingressou na universidade há três anos e meio e comenta que é uma satisfação estar no  seu município para mostrar um pouco do trabalho desenvolvido. “A Quantum Team equipe de robótica é nova. Temos apenas três anos, mas já participamos de diversos campeonatos e nosso principal objetivo é mostrar para a sociedade o trabalho desenvolvido dentro das universidades que tem como base criar novas opções e tecnologias para facilitar a vida do ser humano”, conclui.

A equipe é composta de 18 integrantes, além de Alef, Ana Carolina Neis também é natural de Ipumirim e faz parte da equipe. O desejo pela área da tecnologia despertou muito cedo nesses dois alunos, que desde a época do ensino médio, já criavam e apresentavam projetos inovadores. O mais conhecido foi o Aires, uma sonda atmosférica que tinha por objetivo captar imagens da atmosfera. O projeto na época foi desenvolvido com auxilio de professores e colegas de turma e teve três etapas, em cada uma delas novas adaptações, e resultados surpreendentes.