Resgate da cultura e da alimentação saudável, um projeto em andamento.

O projeto “Sabores e Delícias Grossnona” iniciou no mês de setembro a segunda etapa, e nessa sexta feira, dia 27, visita mais uma das comunidades participantes. O projeto está em fase de elaboração das receitas para captação das imagens, história e dos dados para a produção do livro. A edição de lançamento terá a publicação de 19 pratos, confeccionados sem uso de ingredientes industrializados e que fazem parte da história das famílias descendentes de italianos e alemães que residem no município.

Cada receita foi escolhida pelos próprios participantes, e uma é diferente da outra, por isso, não terá concurso. Cada integrante fará parte do livro como contribuinte do resgate histórico cultural e incentivador da alimentação saudável. As receitas tem acompanhamento das responsáveis pelo desenvolvimento do projeto Carmen Danúsia Bonissoni, extensionista da EPAGRI e Marilei Carpinelli, funcionária do setor de Cultura da prefeitura.

Em cada visita uma história diferente e uma certeza mútua: é possível fabricar receitas deliciosas, rápidas e com ingredientes naturais para diferentes ocasiões. Danúsia explica que a prática está superando as expectativas. “Estamos muito satisfeitas com o resultado. A cada encontro vamos descobrindo novas experiências e as participantes também trocam idéias de como fazer ou melhorar as receitas. Outro ponto positivo é que novas idéias e pratos vão surgindo e isso nos dá a certeza da continuidade do trabalho”, comemora.

Marilei Carpinelli conta que cada prato tem uma história. “É o resgate dos tempos em que as famílias tinham um número grande de filhos e os recursos eram escassos e mesmo assim, com poucos ingredientes faziam pratos deliciosos. Receitas que passaram de geração em geração e muitas ainda fazem parte do paladar de algumas famílias específicas”, explica.

A confecção das receitas segue no mês de outubro, com visita das outras cinco  localidades inscritas. No dia 30 de novembro, está marcado o encontro de todos os participantes para o evento de apresentação dos pratos. Após essa etapa, inicia a produção do livro que será lançado em abril de 2020, nas festividades de aniversário dos 57 anos do município.