Ações do município contra o COVID 19

Ipumirim está desde o primeiro decreto de quarentena (19 de março), agindo em diversos setores para precaver a população dos riscos contra o COVID 19. As ações envolvem o poder público, setores privados e a população e vem seguindo as normas estabelecidas nos governos, bem como orientações do ministério da saúde e decisões municipais que tem o intuito de ampliar a segurança dos munícipes.

Na área administrativa grande parte dos setores passaram a trabalhar em turnos para diminuir o fluxo de funcionários no mesmo período. Porém todos os serviços essenciais foram  e continuam mantidos em especial no Departamento de Estradas, Agricultura, Urbanismo e Assistência Social. Além desses, os setores de Educação, Cultura e Esportes e a administração também continuam com os serviços e os atendimentos disponibilizando principalmente os atendimentos por telefone.

Redução de funcionários em todos os setores além de  afastamento de pessoas do grupo de risco.

Ampliação do horário no setor de Saúde para atender a população principalmente pessoas com sintomas gripais através dos telefones de emergência e quando necessário com atendimentos e encaminhamentos na Unidade.

Reforçando as recomendações o município vem pedindo encarecidamente para que as pessoas que puderem fiquem em casa.

Conscientização contínua e constante através dos meios de comunicação da  importância de todos adotarem as medidas protetivas: uso de máscaras, álcool gel, luvas lavar as mãos com frequência .

Aquisição aqui mesmo no município de mil unidades de máscaras artesanais para os funcionários de todos os setores como meio de proteção e incentivo a produção do município.

Para diminuir os riscos da contaminação a prefeitura está contratando uma empresa para fazer a dedetização das ruas centrais onde há maior circulação de pessoas

A Vigilância Epidemiológica está fazendo trabalho de orientação e fiscalização nas empresas onde ocorreram os casos positivos da Covid19.

Agentes de Saúde estão auxiliando na conscientização dos munícipes

Organização das filas de bancos com auxílio da Vigilância e da Polícia Militar

Parceria constante com o CDL na conscientização das medidas protetivas no comércio

Quanto ao respirador até o momento, apesar das inúmeras tentativas do poder público, não há disponível no mercado.

São ações que visam diminuir riscos e evitar a propagação ainda maior do contágio. A administração está disposta a adotar novas ações sempre que for de alcance do poder público para aumentar a segurança de todos e pede incisivamente para que todos tenham a consciência em se cuidar.