Ipumirim discute regularização de cemitérios

A Prefeitura de Ipumirim trabalha para regularizar os 16 cemitérios do município. Na semana passada ocorreu uma reunião para tratar sobre o assunto. A intenção da administração municipal é legalizar todas as unidades para que estejam em acordo com a legislação vigente. Atualmente, os sepultamentos são realizados sem a devida licença ambiental.

Segundo o prefeito Valdir Zanella, atualmente, não existe um cadastramento dos corpos enterrados em todos os cemitérios da cidade. A administração municipal está discutindo com o departamento jurídico como será a regulamentação e quais as regras que serão exigidas. Outra preocupação do poder público é de que o atual cemitério da sede do município já está com os espaços praticamente tomados, por isso, existe a necessidade de que seja construído um novo cemitério. A nova obra será executada pela iniciativa privada.

A ideia é criar uma lei que estebeleça a concessão de direito do usuário para exploração dos espaços destinados a sepultamentos. Para isso, a administração municipal firmou um Ajuste de Conduta com o Ministério Público para regularizar a situação dos cemitérios.

A lei municipal também irá definir quais os cidadãos que terão auxílio do poder público para garantir acesso aos espaços reservados a sepultamentos. Ainda não há uma estimativa de prazo para que os cemitérios estejam regularizados.