Ipumirim tem Projeto de Atividade Física na busca da qualidade de vida para os idosos do município

A secretária municipal de Assistência Social e Habitação do município de Ipumirim, Márcia Faccin de Conto, relata que a secretaria vem desenvolvendo, desde segundo semestre de 2010 o Projeto de Atividade Física na busca da qualidade de vida na longevidade, proporcionando aos idosos do município a prática da atividade física orientada. O objetivo é implantar mudanças de hábitos e em especial o fortalecimento do convívio social e comunitário, enfatizando a solidariedade e o companheirismo entre os participantes da terceira idade.

Através dos resultados obtidos com o projeto no ano de 2012 a secretaria ampliou a oferta do serviço proporcionando aos idosos uma nova atividade, a hidroterapia. Todos os idosos do município podem participar, desde que estejam aptos para a hidroterapia, para isso passam por avaliações terapêuticas, exames físicos e complementares para saber as condições de saúde de cada um.

Aproximadamente 88 idosos frequentam as aulas, os quais foram divididos em turmas em dias alternados. As aulas são realizadas pelo fisioterapeuta Marcos Vasselai e pelo estagiário em educação física Alan Tremea, que desenvolvem exercícios de alongamento, aeróbica, fortalecimento, equilíbrio e flexibilidade. Vem sendo realizada análise para verificar os resultados obtidos pela atividade e os benefícios que proporcionou aos idosos do município durante o ano de 2012.