Projeto Adolescente Multiplicador de Ipumirim já capacitou grupo de adolescentes

No dia 30 de outubro aconteceu em Ipumirim a entrega de certificados à turma de adolescentes que participou do Projeto Adolescente Multiplicador. Entre os presentes na ocasião estavam o prefeito Valdir Zanella, o responsável pela secretaria municipal de educação do município Gilmar Biffi, além dos representantes da CMDCA, do Conselho Tutelar, diretores, professores, pais e alunos.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte, a Secretaria de Assistência Social e Habitação, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e o apoio do Conselho Tutelar, desenvolveu através dos recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), o projeto Adolescente Multiplicador. Este Projeto foi executado pela empresa Viver Desenvolvimento Profissional, do Município de Chapecó.

O Objetivo desta intervenção junto à comunidade escolar foi de capacitar um grupo de adolescentes para que os mesmos sejam multiplicadores no processo de socialização das discussões que envolvem os demais adolescentes e professores do município, na compreensão e interiorização de temas como: sexualidade, DST/Aids, drogadição, valores humanos, respeito, dignidade, dentre outras temáticas.

A ideia parte da visão de Paulo Freire: "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender".