Iniciam trabalhos para regularização de cemitérios

Os municípios de Ipumirim, Lindóia do Sul e Arabutã participaram de uma audiência nesta semana com a Promotoria e o Judiciário para tratar sobre a situação dos cemitérios. É necessário que todas as unidades destinadas a sepultamentos, sejam regularizadas, atendendo à legislação ambiental. Os municípios apresentaram os orçamentos, prevendo os gastos que serão necessários com as possíveis adequações.

A Administração Municipal de Ipumirim estima que serão gastos cerca de R$ 20 mil para a regularização de cada cemitério. "São custos altos", afirma o prefeito Valdir Zanella. O município de Ipumirim conta atualmente com 16 cemitérios. "A Fatma deverá apresentar os laudos daquilo que o município tem que fazer para iniciar o trabalho para que se possam regularizar os cemitérios", destaca o prefeito.

O próximo encontro para tratar do assunto será realizado em março. A Fatma deverá apontar aos municípios os procedimentos que deverão ser adotados para a regulamentação das áreas. São ações como: levantamento topográfico, regularização de área, monitoramento e identificação de possíveis nascentes de água próximas aos cemitérios.