NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL JOÃO CANTON RECEBE O GRUPO ÁGUIAS DE CONCÓRDIA

Ensinar a partir do exemplo e da prática. Foi dessa forma que o grupo de cadeirantes da Associação de Pessoas com Deficiência Física Águias de Concórdia conversou com os alunos do Núcleo de Educação Municipal (NEM) João Canton, da APAE e do curso de aprendizagem industrial do Senai.

O encontro foi realizado nas dependências do Núcleo, através da parceria com o Sesi/Senai. Além da conversa com os estudantes, os cadeirantes fizeram uma dinâmica na quadra esportiva.  Lá os alunos puderam acompanhar o jogo de basquetebol, prática esportiva que o grupo participa desde 2004 e é destaque em nível estadual.

O Águias mostrou aos estudantes que a combinação de álcool ou drogas e o volante não combinam. “Vocês precisam ter consciência de que não são imbatíveis. Se fez uma vez e deu certo, não significa que na próxima nada vai acontecer. A responsabilidade é de vocês, lembrem-se disso. Toda ação tem uma consequência e no meu caso foi a cadeira de rodas”, aconselhou o cadeirante,  Wellington Renostro.

O integrante do grupo, Alvanir Caminski, relatou as dificuldades enfrentadas pelo cadeirante no dia a dia, a aceitação da condição de estar numa cadeira de rodas e o preconceito da sociedade. Acrescenta que a prática esportiva trouxe mais independência e liberdade. “Nossa conquista diária é a mobilidade. É poder fazer as coisas sem depender de alguém. E isso o basquete nos proporciona”, ressaltou Caminski.

O prefeito municipal, Hilário Reffatti, destaca que a presença do Águias na escola reforça tudo o que já se trabalha sobre atitudes e responsabilidades. “Nossos jovens precisam entender que é preciso avaliar antes de agir. Que é importante e necessário respeitar a condição de cada um”, observa.

A Secretária Municipal de Educação Esporte e Cultura, Rosane Rossetto, ressalta a importância do Águias conversar com os estudantes. “A prática e o exemplo educam. Os alunos puderam entender questões como responsabilidades, atitudes e consequências, e a ter empatia com o próximo”, enfatiza.