SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA O 1º ENCONTRO DOS PRODUTORES DE ERVA-MATE

Organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o 1º Encontro dos Produtores de Erva-Mate de Ipumirim reuniu dezenas de produtores. Conforme o técnico agrícola da prefeitura, Dimorvan Comelli, a maioria já tem a atividade implantada na propriedade, enquanto outros têm interesse em iniciar no plantio dos ervais. Porém, segundo Comelli, “ambos participaram do evento em busca de maior conhecimento relacionado à atividade”.

A palestra principal foi conduzida pelo professor Nelson Golinski. Ele falou sobre os manejos corretos e necessários para que a erva-mate se torne uma atividade rentável. “Os produtores têm a crença de que a cultura é apenas de aproveitamento de terreno. Mas precisamos desmistificar isso. Se bem manejada, a erva-mate é uma excelente fonte de renda. Podendo, inclusive, produzir a média de 20 toneladas por hectare”, enfatizou.

Conforme o professor, os ervais precisam de adubação e manejos corretos. São cuidados que iniciam com a análise e correção de solo, escolha das mudas e área a serem plantadas, adubação correta, além do controle de pragas e das podas no tempo certo.  “Se o produtor quiser uma atividade rentável, precisa ter esses manejos. Do contrário, será apenas uma atividade extra”, enfatiza.

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, criou o Programa de Incentivo ao Plantio de Erva-Mate. Implantado há três anos, o programa é uma forma de impulsionar a implantação da cultura nas propriedades do município através de repasse de subsídios financeiros.