SETEMBRO AMARELO: IPUMIRIM REALIZOU AÇÕES ALUSIVAS À CAMPANHA

Com o objetivo de estimular a sociedade sobre reconhecer o valor da vida, a Administração Municipal de Ipumirim, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ontem, dia 28, ações alusivas ao “Setembro Amarelo” campanha de prevenção ao suicídio.
Durante os três períodos (manhã, tarde e noite), ocorreram palestras sobre valorização à vida, ministrada pela médica Juliana Petzen, apresentação teatral e demais ações com profissionais da saúde, sobre o tema.
Os eventos foram realizados no Clube o SER Sete de Setembro e reuniu a sociedade em geral. O prefeito, Hilário Reffatti, e o vice-prefeito, Gilson Conte, que, no momento, responde também pela Secretaria de Saúde, abriram o evento à noite, parabenizando os envolvidos com a ação e a sociedade pela participação e atenção ao assunto. Conte também fez o mesmo ato pela manhã e a tarde, colocando toda a rede de saúde à disposição da população que precisa de ajuda e atendimento
A palestrante trabalhou diversos assuntos que devem ser observados, como a ansiedade, estresse, sobrecarga de tarefas, ambientes que influenciam o desânimo e outras situações que podem desencadear a depressão e, até mesmo, levar ao suicídio. Um dos dados apresentados é preocupante, Santa Catarina é o estado brasileiro com maior número de suicídios. Conforme a equipe, a prevenção pode mudar essa estatística, sendo que em Ipumirim a rede de atendimento à saúde: Unidade Básica de Saúde, CAPS e Assistência Social, estão disponíveis para receber os pacientes que necessitam de ajuda e encaminhar para atendimento e tratamento. Atualmente a busca por é significativa e as respostas ao tratamento também, sendo muito importante esse resultado positivo de pacientes que reagem e voltam a valorizar a vida.