Ipumirim está empenhada nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

O mês de outubro é marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa. Nesse mês, as Secretarias de Saúde de todo o país intensificam o trabalho de conscientização das mulheres a procurarem um médico ou posto de saúde e tirarem suas dúvidas em relação a essa doença que vem sendo cada vez mais comum.

O combate ao câncer de mama já se faz presente há muitos anos no Brasil, poucas pessoas sabem, mas se o câncer de mama for descoberto em fase inicial, às chances de encontrar um diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura são bem animadoras. Portanto, o câncer de mama tem cura, mas só poderá ser feita se for em fase inicial, daí então a importância de estar sempre verificando através de exames de rotina.

Aliado a isso, a Secretaria também intensifica a campanha para os homens. a partir de 40 anos. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido, pois no dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. De acordo com estatísticas, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Quando diagnosticado e tratado no início, também tem os riscos de mortalidade reduzidos.

Em Ipumirim a campanha terá, além das coletas de exames, palestras relacionadas aos temas e atividades que enobrecem a beleza da mulher. No mês de outubro a coleta de exames preventivos para mulheres será nos dias 13 a 17 e 20 a 24. Dia 15 de outubro às 14h00, acontece no Centro dos Idosos uma palestra voltada para mulheres com o tema: “Mulher: Conhecendo todas as suas fases”.

No dia 18 de outubro, acontece o dia D das Campanhas, com atendimento tanto para coleta do preventivo para mulheres como também para exames de próstata para os homens. Nesse mesmo dia será realizada palestra com urologista sobre saúde do homem a partir das 9h30.