Atenção pais: Em novembro tem campanha de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo

A campanha será do dia 8 a 28 de novembro. Neste ano haverá dois sábados de intensificação,08 de novembro e 22 de novembro, que serão realizados sábados D, onde a sala de vacina não fecha ao meio-dia. Durante a semana se mantém o funcionamento normal de rotina: das 8h às 11h30 e das  12h30 às 16h30. O público-alvo são crianças de zero a quatro anos, 11 meses e 29 dias.

A meta mínima nacional do Ministério da Saúde é vacinar 95% da população alvo, ou seja, 316.595 crianças, portanto, todos os municípios devem atingir cobertura de 95%, de forma homogênea, para evitar a manutenção ou formação de bolsões de não vacinados. O objetivo da campanha é manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite, de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país, garantindo assim, a condição de país certificado internacionalmente para a erradicação.

De acordo com dados do Ministério existem crianças que não receberam imunização contra essas determinadas doenças e a estratégia é resgatar menores de cinco anos ainda não vacinados e corrigir a falha primária da vacinação contra sarampo e rubéola, visando garantir a manutenção do estado de eliminação do sarampo e rubéola no país e protegendo a vida e saúde de todos, inclusive das crianças. Os pais devem lembrar de trazer a caderneta de vacinação.