CÂNCER DE MAMA: A melhor maneira de combater é prevenir

OUTUBRO ROSA
A melhor maneira de combater é prevenir

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Em Ipumirim, a Secretaria de Saúde disponibiliza mamografia e a realização de coleta de preventivo durante todo o ano. Já para esse mês de outubro uma programação especial foi desenvolvida.

No dia 22 de outubro acontece o sábado D, com coleta de preventivo durante todo o dia e maquiagem para todas as mulheres. A tarde haverá palestra no centro dos idosos, tema “cuidados da mulher” com enfermeira obstétrica Edineia Cristiane de Aguiar. A palestra inicia ás 14:30 e é realizada em conjunto com Hospital São Camilo, durante a palestra haverá sorteio de brindes e também maquiagem. Ainda, do dia 24 há 31 de outubro, a unidade atende em período intensificado para que as mulheres possam realizar exame. (as 8:00 até as 18:00 horas sem fechar ao meio dia .