Secretária de Urbanismo relata atividades em sessão Legislativa e comunica possibilidade de iluminação pública ao Bairro Kruetzmann.

A Secretária de Urbanismo Claudete Zanella, participou da Sessão Legislativa de ontem, dia 18, fazendo um relato dos dois primeiros meses de atividades. Falou sobre os programas e ações desenvolvidos pela secretaria, as dificuldades em manter alguns setores em função do vandalismo e pediu apoio dos vereadores. Ela respondeu questionamentos e recebeu elogios  dos vereadores pela iniciativa em expor para a Câmara o andamento do setor.

Claudete falou sobre o trabalho de coleta de entulhos e galhos que em função da época de poda de plantas atualmente é realizado até duas vezes por semana. Sobre o embelezamento da cidade, onde o município se identifica pela beleza dos canteiros e flores, ela explicou que irá substituir as flores de época por plantas permanentes para diminuir os custos e está buscando alternativas de compra com custo reduzido. Porém fará o possível para manter a cidade bonita.

Quanto à iluminação pública, Claudete informou que o trabalho é realizado por uma empresa terceirizada e que nessa quarta-feira, o responsável está no município para realizar manutenção bem como para iniciar um projeto de iluminação que se estende do portal de entrada da cidade ao bairro Kruetzmann. “Percebemos que nesse trecho inúmeras pessoas trabalham a noite, o trajeto não possui iluminação e tem um grande fluxo de veículos o que torna perigoso”, justifica a secretária.

Sobre o auxilio aos moradores Claudete falou sobre a doação de terra e também os serviços de maquinas, nesse caso com compra antecipada. Informou sobre a parceria com a Casan na manutenção do asfalto com tapa buracos e questionou a falta de respeito por parte de alguns motoristas que mesmo estando sinalizado o local onde foi colocada a camada asfáltica muitos ignoram e passam por cima do asfalto recente prejudicando o trabalho.

Houve também questionamento em relação aos terrenos abandonados onde o mato, sujeira e entulhos tomam conta. Sobre a responsabilidade que é dos proprietários. Claudete explanou aos vereadores sobre a questão das lixeiras públicas colocadas pela administração, onde muitos locais os próprios moradores estão solicitando a retirada em função da falta de higiene por parte de quem as utiliza. Informou que está sendo realizado um trabalho de conscientização e se não surtir resultado as lixeiras serão recolhidas.

Gastos em função do vandalismo

Por fim, falou sobre o vandalismo com a iluminação pública onde muitas vezes os globos são quebrados para roubar as lâmpadas. Sobre a falta de higiene nos locais públicos e a depredação. “Muitas pessoas não se dão conta de que o que é quebrado precisa ser concertado e substituído e isso gera gasto e esse custo também sai do bolso da população”, desabafa.

Os vereadores aproveitaram a presença da secretária para trocar ideias e sanar duvidas. Por fim, a secretário foi elogiada pela iniciativa de explanar o andamento das atividades. Nessa quarta-feira, dia 19, o Secretário Geral de Administração Valdir Zanella estará participando da reunião da Câmara para falar do andamento da Secretaria de Saúde. A sessão inicia as 18: 00 horas.