Município decreta situação de emergência

Chuva intensa causou inúmeros transtornos

O decreto de Situação de Emergência foi feito na sexta-feira, dia 2, durante encontro de coordenadores da Defesa Civil do município, juntamente com integrantes do Conselho de Defesa Civil. O município contabilizou mais de R$500 mil em prejuízos causados em decorrência da chuva contínua que provocou estragos nas estradas, deslizamentos, queda de árvore, gerando falta de energia e outros. Num acumulado de 72 horas, choveu em Ipumirim 149,4 milímetros. Quase a quantidade de chuva estimada para o mês inteiro.

Os maiores problemas foram registrados a partir da madrugada do dia 31. Deslizamentos, quedas de barreiras, bueiros entupidos impediram a passagem de diversos ônibus do interior. Em torno de 50% dos alunos não conseguiram chegar a escola no período da manhã. Na parte da tarde, o transporte escolar foi suspenso. Na cidade, houve deslizamentos em vários pontos. Os mais prejudicados foram Rua XV de Novembro, com deslizamentos que interromperam o trafego em alguns momentos. Na Rua Fac Pinus, houve deslizamento com queda de árvore atingindo a rede elétrica, onde mais de 200 funcionários tiveram suas atividades paralisadas por três horas. O caso mais grave ocorreu na Rua João Pedro Haas, onde um grande deslizamento atingiu uma tornearia. Os entulhos encobriram maquinários, ferro e prejudicaram a estrutura do barracão. Na CASAN, a sala de maquinas ficou alagada.

Defesa Civil, Bombeiros Voluntários, Funcionários dos setores de Urbanismo, DMER e Secretaria da Agricultura trabalharam desde a madrugada para oferecer auxílio.