Municípios da AMAUC assinam parceria para recolhimento de animais mortos

CBRASA é a empresa que irá fazer a coleta das carcaças em 60 municípios Catarinenses

Em reunião da AMAUC, realizada na última semana, os prefeitos da região assinaram contrato de parceria para recolhimento de animais em propriedades. Esse contrato é resultado de estudos realizados nos últimos meses pelos municípios que em parceria com a EMBRAPA realizou o trabalho de orientação desse projeto. O Assunto de possibilidade de convênio vem sendo discutido desde outubro de 2017.

Com assinatura do contrato de parceria, cooperação técnica e financeira celebrado entre o Consórcio Lambari e a empresa CBRASA, com o objetivo de ações conjuntas do Projeto de Recolhimento de Animais Mortos em Propriedades Rurais em Santa Catarina, os municípios receberam a garantia de darem destino correto e eficaz as carcaças.

A parceria abrange 60 municípios Catarinenses. Para Ipumirim o valor do convenio é de R$30 mil . Conforme levantamento, o município recolheu nos últimos meses 490 bovinos e 19 mil suínos. Como a empresa realiza o processamento de carcaças, os prefeitos assinaram Moção que será encaminhada ao Ministério de Agricultura visando a normatização do serviço e exportação dos produtos gerados pela empresa.

Esgoto Sanitário foi outro assunto abordado na reunião :

Outro tema abordado em reunião foi quanto a implementação do Programa TRATAsan “Diagnóstico da situação atual sobre a Gestão do Esgotamento Sanitário”, que irá atender 12 dos nossos municípios (Alto Bela Vista, Arabutã, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco e Xavantina). O Engenheiro Sanitarista da Aris, escritório de Chapecó, Valdir Eduardo Olivo, junto com a Engenheira Ambiental do Consórcio Lambari Jéssica Cosmann, apresentaram aos prefeitos como será a metodologia de trabalho e o cronograma para execução do mesmo. A equipe do Consórcio Lambari vai iniciar os trabalhos ainda na primeira quinzena do mês de Agosto, e seguindo o cronograma deve ter o trabalho concluído até o mês de julho de 2019. O diagnóstico final vai permitir a apresentação de alternativas para a readequação dos sistemas já existentes para o tratamento de esgoto sanitário, adequando as ações já previstas nos Planos de Saneamento Básico Municipal.

Nos assuntos gerais foi aprovado o cadastramento de proposta, via Consórcio Lambari, junto ao Governo Federal, no valor de R$ 2.600.000,00, para aquisição de equipamentos para usina de asfalto móvel visando atender os municípios da AMAUC, recurso oriundo de emenda parlamentar de Senador Catarinense.