Atendimento para problemas de Saúde Mental é disponibilizado no Vale da Produção.

Oferecer atendimento mais próximo para famílias e pessoas que sofrem problemas psíquicos, de saúde mental e usuários de substâncias ilícitas era o objetivo dos municípios do Vale da produção. Meta que já é realidade desde o final do ano passado, quando o CAPS foi implantando no Vale. Instalado em Ipumirim, o Centro de Atenção Psicossocial Um Microrregional (CAPS UM), iniciou suas atividades no dia 07 de Dezembro de 2018. Presta atendimentos especializados em saúde mental, para os municípios de Ipumirim, Lindóia do Sul e Arabutã.

O trabalho é realizado com uma equipe multiprofissional, com Médico Psiquiatra, Enfermeira, Psicóloga, Recepcionista, Auxiliar de Copa e Limpeza e Assistente Social, que atendem pessoas com intenso sofrimento psíquico de diversas causas: Desde pessoas com transtornos mentais moderados,graves e persistentes, necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e pessoas que em algum momento se encontram impossibilitadas de viver em sociedade ou exercer o seu projeto de vida.

As atividade do CAPS são:

– atendimento individual;

– atendimento em grupos

– atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio;

– visitas domiciliares;

– atendimento à família;

– atividades comunitárias com a finalidade de reinserir o paciente na comunidade no meio social e  familiar;

O CAPS também possui atendimento de grupos terapêuticos onde os pacientes desenvolvem diversas atividades elaboradas pela equipe, com o objetivo de socialização, reflexão incentivando a independência e autonomia de cada paciente.

A procura pelos atendimentos já é considerável desde o inicio das atividades e o numero tende a aumentar já que o Vale possui uma demanda considerável de pessoas que estão passando por essa condição.

As pessoas ou famílias que sentem necessidade de acompanhamento de casos avaliados como moderados ou graves, podem acessar o CAPS de várias formas: Espontaneamente, encaminhadas pela atenção básica, encaminhadas por outros pontos da Rede de Atenção á Saúde, Comunidade em geral (escolas, igrejas, hospitais, ambulatórios). O atendimento é de Segunda à sexta-feira  no horário das 07:30   às    17:00 horas.

O CAPS está instalado no andar térreo da Rua Bento Gonçalves, número 289, Bairro Centro, Ipumirim,telefone: (49)3438-1470