Edital para credenciamento de serviços veterinários será lançado em breve

Decisão envolve cronograma da CIDASC para exames animais

A administração municipal de Ipumirim tem buscado subsidiar os produtores de leite quanto à sanidade animal, conforme cronograma da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC). De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Janiel Giron, será lançado em breve um edital de credenciamento para empresas vinculadas a serviços veterinários, na busca por profissionais habilitados.

“O município vai contratar profissionais para atender a essa demanda da realização dos exames de tuberculose em todos os bovinos e bubalinos leiteiros do município de Ipumirim”, afirma. Ainda segundo  Giron, Ipumirim e os demais municípios da região foram divididos para o andamento do calendário proposto. O primeiro setor deverá ter os exames concluídos até o final do ano; o segundo, até julho de 2022; e o terceiro, até o final de 2022.

O secretário avalia que a importância dos exames é muito alta para o produtor e para os laticínios, por ser uma questão de saúde pública. “São zoonoses que podem ser transmitidas. A intenção é erradicar essas doenças, não só no município de Ipumirim, como em todo o estado de Santa Catarina”, declara.