Programa Movimenta Ipumirim Beneficia População

Iniciativa atenderá pacientes com comorbidades
A Secretaria Municipal de Saúde está colocando em prática o programa Movimenta Ipumirim. A novidade foi desenvolvida com o intuito de reforçar a atenção básica à saúde no município, e contará com diversas atividades.
Conforme explica o secretário Guilherme Benvenutti, as iniciativas são bastante diversificadas, compondo o programa de modo completo e diferenciado. O Movimenta Ipumirim é, em especial, voltado a pessoas com comorbidades, e algumas das atividades inclusas são hidroginástica (como complemento à fisioterapia para pacientes pós-COVID e outros), ecoterapia, e caminhada assistida. Este último é resultado de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.
Para o secretário, a expectativa em torno do programa é altamente positiva. “Esse programa vai ser coordenado por vários setores – médicos, fisioterapeutas, setor de enfermagem. Vai somar muito para a atenção à saúde básica em Ipumirim”, destaca.
O prefeito de Ipumirim, Hilário Reffatti, destaca que a saúde é uma das prioridades do Poder Público Municipal, e o programa Movimenta Ipumirim disponibiliza múltiplos atendimentos à população. “É um programa que atende às mais diversas necessidades dos munícipes, envolvendo profissionais de diferentes áreas da saúde. Acreditamos que será uma experiência muito positiva para prestar um atendimento rápido e eficiente, principalmente às pessoas que possuem comorbidades”, assinala Reffatti.
Para o médico da família e mestre em Promoção da Saúde na UBS, Aner Rocha, o projeto é arrojado e intersetorial. “Nossas crianças, jovens, adultos e idosos, com certeza melhorarão sua qualidade de vida, através de terapias que não envolvem medicações e que são comprovadamente impactantes na melhora da qualidade de vida. Reiteramos o comprometimento dos profissionais envolvidos nesse programa e contamos com a motivação e envolvimento da sociedade”, reitera.
A responsável técnica de enfermagem da UBS, Milania Zucchi, também reforça a meta do Movimenta Ipumirim. “Mesmo com algumas patologias ou deficiências, a atividade física é de suma importância para a longevidade e melhorar a qualidade de vida da população”, lembra.