Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promove ações do Setembro Verde

No dia 21 de setembro, data em que é celebrado o Dia da Árvore no Brasil, foram desenvolvidas ações no município de Ipumirim sobre a importância da preservação do ecossistema. As ações também fazem parte do calendário de atividades desenvolvidas pela Secretaria em respeito a Lei Municipal 1.798/2017 que institui a Campanha Setembro Verde.

As atividades foram desenvolvidas em parceria com os alunos do grupo de Protetores Ambientais, projeto coordenado pela Polícia Militar Ambiental. Num primeiro momento, houve o plantio de mudas de árvores nativas na faixa ciliar do Rio do Engano, contando com a presença do Engenheiro Agrônomo da Secretaria, Gilmar da Rosa. Durante o plantio, o profissional destacou a importância da Mata Ciliar e sua relação com os recursos hídricos. Também foram distribuídas mudas para as pessoas que transitavam pela área central da cidade. As mudas utilizadas nesta ação foram doadas pela empresa Irani Celulose.

Outra ação foi desenvolvida na escola Estadual Orides Rovani, localizada na comunidade de Bom Sucesso. Nela, alunos do 1º ao 5º ano realizaram uma roda de conversa com o policial Militar Ambiental, Rech, e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Janiel Giron. Na oportunidade, Rech relatou o papel das árvores para o equilíbrio ambiental, sendo responsabilidade de todos instruir e cativar as crianças para a importância da preservação. Também foi realizado o plantio de uma árvore no bosque da escola, marcando esta data tão importante.

Para concluir, realizou-se uma caminhada com os alunos do curso de Protetores ambientais na Trilha das Pinguelas, percorrendo as margens do Rio do Engano e observando as questões de preservação ambiental, condições sociais e o desenvolvimento econômico, buscando sensibiliza-los quanto ao tema “A Água que Bebemos”, pois o Rio Engano fornece água para o abastecimento humano da cidade, uso industrial, produção de alimentos, diluição de efluentes e drenagem pluvial. Um dos pontos de visitação durante a trilha foi a estação de tratamento de água da Casan, onde os funcionários da Estatal demonstraram na pratica como é realizado o tratamento da água que abastece Ipumirim.