Campanha Novembro Azul

CAMPANHA NOVEMBRO AZUL: UM NÚMERO EXPRESSIVO DE EXAMES FOI REALIZADO

Mesmo após o fim da campanha Novembro Azul, o exame de PSA (exame de próstata, fígado, colesterol, diabetes, rastreio de câncer de intestino pelas fezes e tireoide) continua sendo ofertado como exame de rotina na Unidade de Saúde do município. A iniciativa visa manter o incentivo à conscientização sobre o combate ao câncer de próstata, tema trabalhado de forma diferenciada na campanha deste ano.

O secretário de saúde, Guilherme Benvenutti, alerta para a importância da realização do exame. “Quem não teve a oportunidade de fazer na campanha, é interessante que retorne agora e que o médico ou profissional de enfermagem solicite”, afirma.

De acordo com Benvenutti, foram realizados cerca de 536 exames que incluem PSA, hemograma, TGO/TGP, colesterol, triglicerídeos, creatinina, glicose, fezes e TSH. Destes, o resultado foi normal em 196 deles. Quanto aos casos em que houve alteração, ocorreram 172 consultas e 168 momentos de orientação repassadas por profissionais de enfermagem e outras áreas.

A profissional de enfermagem, Milania Zucchi, comenta os protocolos adotados pelas equipes de saúde no caso de alterações leve. “A gente orientou quanto a alimentação, dieta e exercício físico”, explica.

O secretário reforça que o trabalho dos profissionais de saúde do município tem sido imprescindível no alcance dos resultados esperados. O engajamento reflete na adesão do público à campanha e na manutenção dos acompanhamentos médicos. A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população para uma mudança do estilo de vida como alimentação saudável, prática de atividade física e controle do estresse.