SEMINÁRIO MUNICIPAL DA ATIVIDADE LEITEIRA E SUSTENTABILIDADE

Foi realizado no dia 14 de junho no Centro de Convivência dos Idosos Ipumirim o Seminário Municipal da Atividade Leiteira e Sustentabilidade, organizado pela Epagri do município com o apoio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Ipumirim.

O Evento contou com a presença de 70 pessoas entre agricultores, lideranças e técnicos do município. Os palestrantes do evento foram o Médico Veterinário da Gerência Regional da Epagri de Chapecó, Everton Josué Poletto, o Engenheiro Agrônomo do CEPAF (Centro de Pesquisas para a Agricultura Familiar) Leandro do Prado Wildner e o Engenheiro Agrônomo da Gerência Regional da Epagri de Concórdia, Vilmar Comassetto. Os participantes assistiram a explanações sobre controle de endo e ecto parasitas, manejo do solo para conservação da água e gestão de recursos hídricos. Após as palestras, foi realizado um trabalho em grupo, onde foram levantadas pelos agricultores algumas sugestões de ações para amenizar os efeitos das estiagens no município, a serem realizadas nas propriedades e/ou pelo poder público. A partir dessas sugestões, será elaborado um documento com as contribuições dos presentes para ser encaminhado às lideranças locais e para as comunidades. De modo geral, o trabalho de grupo refletiu o desejo dos presentes pela priorização do uso de águas superficiais em detrimento das profundas, bem como por ações que visem ao armazenamento e aproveitamento de água da chuva.

A ideia de realizar o seminário surgiu durante as reuniões dos grupos de discussão sobre a cadeia produtiva do leite que existem no município e se consolidou com o apoio do programa SC Rural. A equipe avalia que o evento foi positivo, pois houve a participação esperada dos agricultores e as palestras ocorreram segundo as expectativas e necessidades dos mesmos. Segundo avaliação dos participantes o evento deveria acontecer com mais frequência para trazer mais informações e esclarecimentos sobre a atividade de leiteira e conservação do solo e da água em suas propriedades, com vistas à sustentabilidade.

Mais informações na Secretaria Municipal da Agricultura de Ipumirim pelo e-mail: agricultura@ipumirimsc.gov.br ou no fone (49) 3438 1111 ou 3438 3406 ou ainda na Epagri – 3438 1243.

Foto 1 – Público presente

Foto 2 – Palestrante Leandro do Prado Wildner proferindo sua palestra